quarta-feira, 27 de julho de 2011

Comitê popular da copa do Rio prepara ato para o dia 30

Agência Alternativa
 
Entidades se organizam para protestar contra a elitização do futebol e as remoções forçadas em comunidades pobres. Reuniões também acontecem em outras cidades.
 
O "Comitê Popular Rio da Copa e das Olimpíadas" prepara para sábado, dia 30, data do sorteio dos grupos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, uma grande manifestação contra a entrega do patrimônio público e violações de direitos. Representantes de cerca de 20 entidades debateram o impacto das intervenções na cidade, a descaracterização arquitetônica de patrimônios e as remoções forçadas de moradores de comunidades que se encontram no entorno dos locais que servirão de sede para a disputa dos jogos da copa e da olimpíada.

Na convocatória para o ato, os ativistas denunciam que "as remoções de famílias atingidas pelas obras estão acontecendo de forma arbitrária e violenta. Essa situação já foi denunciada inclusive pelas Nações Unidas. Os jogos estão sendo utilizados como desculpa para instalar um verdadeiro Estado de exceção, com violação sistemática dos direitos e das leis".

Polêmica
 
Ao final da reunião um informe causou polêmica entre os participantes: a realização de uma audiência pública pelo Ministério Público Federal para discutir a desfiguração do projeto arquitetônico do Maracanã e a possibilidade de ingresso pelo MPF de pedido para embargar a obra. O entendimento de alguns dos presentes era de que a discussão se fecharia apenas na discussão arquitetônica. Para o representante da Frente Nacional de Torcedores (FNT) a audiência servirá como mais um espaço de denúncia do projeto elitista da copa e prometeu presença na reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário