terça-feira, 14 de junho de 2011

COI investiga João Havelange por suspeita de corrupção

Ex-presidente da Fifa estaria envolvido nos últimos escândalos de desvio de dinheiro

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira que abriu investigação contra o ex-presidente da Fifa, João Havelange. O presidente Jacques Rogge confirmou a abertura das investigações.
 
A decisão de abrir a investigação foi tomada depois que a BBC colocou no ar o programa que apontava para a suspeita de que Havelange e Ricardo Teixeira, presidente da CBF, teriam recebido suborno nos anos 90. O COI já pediu à emissora britânica os detalhes dos problemas que envolvem o brasileiro.

No programa, o presidente de honra da Fifa é acusado de ter recebido numerosos pagamentos em torno de 250 mil francos suíços (cerca de R$ 470 mil) da falida ISL (International Sports & Leisure), agência que controlava o marketing da entidade mundial do futebol. Ele e Teixeira teriam pago uma multa de cerca de R$ 8,9 milhões para escapar do processo na Justiça suíça, na cidade de Zug, no início dos anos 2000.

A Fifa decidiu não investigar os dois dirigentes. Havelange é membro da entidade responsável pelas Olimpíadas desde 1963, sendo considerado decano do COI, onde foi eleito um dos três maiores dirigentes do último século. Na Fifa, ele foi presidente de 1974 a 1998 e atualmente é presidente de honra.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário